11ª. Edição da Feira Recreativa da Energia da CEM realizou-se na Praça do Tap Seac

Macau, 14 de Outubro de 2012

A CEM organizou a Feira Recreativa da Energia na Praça do Tap Seac entre as 11h00 e as 16h30 de hoje. O Instituto Para os Assuntos Cívicos e Municipais, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, o Gabinete Para o Desenvolvimento do Sector Energético, a ORBIS Macau e a Associação de Paralímpicos de Macau colaboraram na sua organização, e em que 12 escolas secundárias locais participaram em dois concursos e milhares de crianças e jovens se divertiram bastante, e receberam muitos prémios.

A cerimónia de encerramento teve lugar pelas 17 horas, com os convidados de honra a incluirem Vai Hoi Ieong, Vice-director da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Mak Kim Meng, membro do Conselho de Administração do Instituto Para os Assuntos Cívicos e Municipais, Andy Lei, representante de Arnaldo Santos, Coordenador do Gabinete Para o Desenvolvimento do Sector Energético, Wong Kin Mou, Chefe do Departamento de Estudos e Recursos Educacionais da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Vivian Lo, Directora de Desenvolvimento da ORBIS Macau, Ada Lo, Presidente da Comissão Executiva da Associação de Paralímpicos de Macau, Charles Leong, Director da Associação dos Empregados da CEM & SAAM, e João Travassos da Costa, Administrador Executivo da CEM.

João Travassos da Costa, dirigindo-se aos presentes, salientou que ‘a CEM pretende aproximar-se ainda mais da comunidade e ampliar o interesse e conhecimento dos cidadãos, especialmente os mais novos, de forma divertida e educativa sobre a electricidade e a sua utilização de forma eficiente e segura. Desta forma, todos podem atentar mais e desempenhar um papel activo na consevação de energia e protecção ambiental. ‘Com o apoio fantástico que temos recebido de todos vós, vamos continuar a esforçar-nos por ser um cidadão corporativo responsável, e um parceiro activo na sociedade.’

As escolas participantes foram a Escola Secundária Ling Nam, a Escola Secundária Nocturna Xinhua, a Escola Nossa Senhora de Fátima, a Escola Secundária Kao Yip, a Escola Secundária Luso-Chinesa de Luis Gonzaga Gomes, a Escola Secundária Pui Ching, a Escola Secundária Pooi To, a Escola Secundária Millennium, o Colégio do Sagrado Coração de Jesus, a Escola Para Filhos e Irmãos dos Operários, o Colégio de Santa Rosa de Lima e a Escola São João de Brito.

‘Usar a electricidade como opção ecológica’ foi o tema e as 12 escolas aceitaram o desafio para conceber um expositor com um jogo para aprendizagem e interacção do público, competindo no ‘Concurso do Melhor Expositor’. Pela primeira vez também, as escolas foram desafiadas a criar um trabalho artístico para exposição, usando apenas materiais recicláveis. No decurso do dia, puderam ainda mostrar as suas capacidades e criatividade num ‘Concurso de Talentos’.

As melhores três escolas no ‘Concurso do Melhor Expositor’ receberam prémios em dinheiro, no valor de MOP5000, MOP3000 e MOP2000, respectivamente. Por sua vez, as três escolas mais votadas no ‘Concurso de Talentos’ tiveram prémios de MOP3000, MOP2000 e MOP1000. A escola com maior pontuação combinada das duas competições, juntamente com o voto do público, recebeu o título de ‘Grande Vencedora da Feira Recreativa da Energia 2012’, e ainda um computador portátil.

O painel de jurados foi constituído por representantes do Instituto Para os Assuntos Cívicos e Municipais, da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, da União Geral das Associações de Moradores de Macau, da Federação das Associações dos Operários de Macau, da Associação Geral das Mulheres de Macau, da Associação de Educadores Chineses de Macau, do Instituto de Engenheiros de Macau, da Associação dos Consumidores de Serviços Públicos de Macau, da Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau e da Associação de Engenharia e Construção de Macau.

Este ano, e pela primeira vez, o Gabinete Para o Desenvolvimento do Sector Energético e a ORBIS Macau exibiram também os seus expositores na Feira Recreativa da Energia. Já a Associação de Paralímpicos de Macau esteve presente com um expositor pela segunda vez, ajudando a mostrar a criatividade e potencial dos seus associados.

Este ano, esteve patente uma exposição especial. A CEM organizou em Setembro, juntamente com a ORBIS Macau e a Associação de Artistas de Macau um ‘Concurso Beneficiente de Desenho para Estudantes’. Os trabalhos vencedores estiveram em exposição durante o evento, com a cerimónia de entrega de prémios a decorrer durante o encerramento da Feira. Doze dos trabalhos vencedores foram escolhidos para produzir um calendário de mesa para caridade e para angariar fundos para a ORBIS. O calendário esteve à venda durante a Feira no stand da ORBIS, com muita procura pelo público.

A CEM teve também em exposição o seu Veículo Eléctrico (VE) e a sua Mota Eléctrica. Desta forma, o público pôde ver mais de perto estes meios de transporte amigos do ambiente, e compreender melhor como funcionam e a importância que terão no futuro.

Ao longo de todo o dia, as crianças até aos 16 anos tiveram a oportunidade de participar em muitos jogos nos vários stands, com fantásticos prémios. Além disso, habilitaram-se a ganhar um ‘new iPad’ num sorteio. Lei Chi Him (Bilhete No.: 04200) foi o vencedor do ‘new iPad’.

As três escolas vencedoras do ‘Concurso do Melhor Explositor’ foram: em 1º. lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em 2º. lugar a Escola de Nossa Senhora de Fátima e em 3º. lugar a Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes, enquanto os prémios do ‘Concurso de Talentos’ foram para: 1º. lugar Colégio do Sagrado Coração de Jesus, 2º. lugar Escola Secundária Pui Tou e 3º. lugar Escola Secundária Kao Yip. O Colégio do Sagrado Coração de Jesus foi escolhido pelo público como ‘A Minha Escola Favorita’, e o título de ‘Grande Vencedora da Feira Recreativa da Energia 2012’ foi atribuído ao Colégio do Sagrado Coração de Jesus.